Uma das coisas que eu aprendi na marra após ir embora do Brasil, é viajar apenas com bagagem de mão, sim é possível, acredite!
Aqui sempre optamos em viajar pelas companhias aéreas low cost, paga-se barato nos tickets de viagem, porém só tem direito a bagagem de mão, caso queira levar uma mala de 23kg terá que pagar por ela e não será barato. Chega ser mais caro que o valor do ticket de ida e volta, dependendo do destino.
Sendo assim, aprendi fazer “bagagem cápsula” onde levo poucas coisas, para passar muitas vezes 1 semana fora. No começo dá trabalho, mas logo você percebe que precisa de muito pouco para viajar e que 10kg de bagagem é mais que o suficiente.
Organizando a bagagem de mão
Para separar os itens que vão na mala, é preciso verificar as seguintes condições:
- O clima do destino (frio, calor, neve, chuva);
- Quantos dias de viagem;
- Tipo de viagem (viagem a trabalho, turismo, visitar família e amigos).
Tudo isso influencia na quantidade e o que levar, uma boa dica é optar por uma mala ou mochila que seja leve, assim poderá levar mais itens.
O que levar na bagagem de mão
Produtos de beleza, higiene e líquidos.
Não tem a necessidade de levar o frasco inteiro de shampoo, ou de creme facial, até porque existem normas das companhias aéreas para serem cumpridas, é permitido somente frascos com até 100ml.
Eu gosto de levar esses produtos em frascos menores (travel size) encontro para comprar nessas lojas que vende de tudo um pouco e sempre com ótimos preços, muitas marcas de cosméticos já vendem esse kit pronto.
Outra coisa que vale levar em consideração é que caso for se hospedar em hotel, na grande maioria eles oferecem creme dental, sabonete, shampoo, pode não ser de extrema qualidade, mas ajuda a levar menos itens e ganha mais espaço na mala.
Acessórios
Secador de cabelo, barbeador elétrico, kits de escova de cabelo, pincéis de maquiagem, aquela necessaire lotada de batons, sombra e rímel, está fora de cogitação.
Caso você seja uma pessoa que viaja com frequência, vale a pena investir em aparelhos próprios para viagem, como barbeador elétrico, secador, que no geral são bem menores e leve. Mas não deixe de verificar se o hotel fornece esses itens.
Nós mulheres sempre estamos preocupadas com o cabelo, a maquiagem, mas para viajar com pouca bagagem temos que aprender a nos adaptar. O tempo que gasto fazendo escova, ou aquela maquiagem muito elaborada, prefiro gastar passeando e conhecendo novos lugares.
No youtube tem diversos tutoriais ensinando a fazer penteados fáceis, que podem ser usado durante a viagem, a necessaire de maquiagem apenas com o necessário, no máximo 2 batons, um para usar durante o dia, o outro a noite e misturando os dois faço uma nova cor.
Roupas para a bagagem de mão
Agora explico o porque eu denomino de bagagem cápsula.
Eu separo as peças que desejo levar, faço combinações e tento ao máximo com 2 looks, montar 4. Como assim Fabi? Vou explicar!
Monto 2 looks tipo: Calça com camisa e shorts com regata. com esses dois looks, consigo montar mais dois, tipo: Calça com regata e Shorts com camisa.
O calçado eu sempre vou usando um e levo outro na mala, ambos que combinem com as roupas que estou levando. Sempre os mais confortáveis e jamais levo um sapato novo para turistar, o risco de machucar o pé pode ser grande.
Todos os lugares é possível encontrar uma lavanderia, para caso precise lavar algumas . peças, e se pensa em comprar roupas nova, leve bem menos e aproveite as peças novas na viagem.
Toalha de banho, rosto, só leve caso onde for se hospedar não forneça, e opte por levar as mais leves. Em lojas de artigos esportivos, vende umas toalhas bem finas e super absorventes que ocupa pouquíssimo espaço.
Arrumando a bagagem de mão
Agora que já separou tudo que precisa levar, é hora de colocar na mala.
Você pode fazer rolinhos com as roupas, assim consegue colocar todas as peças de forma organizada.
As bijuterias você pode colocar em algum saquinho e colocar dentro de algum calçado, lembre-se, todo espaço deve ser bem aproveitado. Peças de inverno, como os casacos, leve na mão para não perder espaço dentro da mala.
Uma ótima opção é os sacos a vácuo, muitas vezes o problema não está no peso da bagagem e sim no espaço. Usando o saco a vácuo, terá mais espaço e quem sabe pode até colocar umas peças a mais.
Itens pesados como câmera fotográfica, carregadores, Notebook, leve na bolsa de uso pessoal, deixando a bagagem de mão apenas para as roupas e acessórios.
Espero que essas dicas ajude você a viajar com menos bagagem, fazendo uma viajem de forma mais leve e menos burocrática, uma vez que não precisará despachar bagagem.
Boa Viagem!